Sobre o tema: "O Cérebro" elaborei a seguinte reflexão:

 

 Neste segundo tema estudámos as funcionalidades do cérebro, como se dividem e organizam determinadas partes, e sobretudo o que estas podem contribuir para o desenvolvimento do ser humano.
Durante este estudo podemos compreender melhor a complexidade deste nosso órgão como passo a explicar:
O neurónio é a estrutura básica do sistema nervoso, uma célula nervosa. Estas células liga-se umas as outras através das dendrites e dos axónios, formando a rede nervosa. A transmissão de informação ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurónio, a partir de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurónios. A passagem do impulso nervoso de um neurónio para o outro dá-se o nome de sinapse.
 

córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas: o lobo frontal, o lobo temporal, o lobo parietal e o lobo occipital.


 

-O lobo frontal tem as seguintes funções:

·         Movimentos corporais;

·         Responsável pela coordenação dos movimentos assegurando a sua eficácia;

·         Responsável pela linguagem articulada;

·         Responsável pela linguagem;

·         Responsável pela escrita.

 

-O lobo temporal tem as seguintes funções:

·         Receber sons elementares, detetando características de volume e altura Interpretar, identificar, e analisar os dados recebidos, reconhecendo um som completo (palavras, melodias…);

·         Receber sons elementares, detetando características de volume e altura.

 

-O lobo parietal tem como funções:

·         Coordenar e sintetizar as mensagens da pele e dos músculos, integrando-se de forma organizada;

·         Receber informações que têm origem na pele e nos músculos

 

-O lobo occipital tem como funções:

·         Receber mensagens enviadas pelos olhos (“retina cerebral”); Responsável pelo reconhecimento da palavra escrita;

·         Coordenar os dados elementares e o reconhecimento dos objetos.


 

 

Com os conhecimentos que obtive com o estudo do cérebro decidi então fazer umas pesquisa mais aprofundada sobre um tema que me intrigava há algum tempo, a cegueira cortical.

CEGUEIRA CORTICAL

 

O córtex cerebral divide-se em dois hemisférios - o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito - ligados por um feixe de fibras nervosas denominado corpo caloso.

Cada hemisfério possui 4 lóbulos: parietal, temporal, occipital e frontal. E cada lóbulo possui 2 áreas:

-primária - recebe e produz as informações sensoriais;

-secundária - interpreta as informações recebidas pelas áreas primárias, coordenando os dados sensoriais

 

O Lóbulo Occipital

Está localizado na parte inferior do cérebro. É o responsável pela receção e processamento da informação visual. As suas áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para a fala.

É a área visual primária que processa a visão da cor, do movimento, de profundidade, da distância, etc. Depois de percebidas por esta área, estes dados passam para a área visual secundária ou área visual de associação. É aqui que a informação recebida é comparada com os dados anteriores e que permite a identificação de objetos.

Lesões na área visual primária podem provocar cegueira cortical, isto é incapacidade para receber informação dos estímulos visuais, perda de visão.

Lesões que ocorrem na área visual secundária poderão produzir agnosia visual e cegueira verbal ou alexia.

Agnosia visual é a incapacidade de reconhecer/ identificar objetos, pessoas, símbolos gráficos e espaços.

Cegueira verbal ou alexia é a impossibilidade de ler um texto, dado que não reconhece as letras, apesar de ver os sinais gráficos

Podem ainda ocorrer outras alterações tais como:

 

Dificuldade de localizar objetos no meio;

Agnosia para as cores;

Cegueira para palavras;

Dificuldade em reconhecer objetos desenhados;

Incapacidade de reconhecer o movimento de um objeto

Dificuldades na movimentação visual

Dificuldades na visão tridimensional

Alucinações e ilusões visuais;

Cegueira Cortical é, assim, a perda bilateral da visão com resposta pupilar normal e com exame ocular sem anormalidades. Esta designação implica não existir resposta sensorial aos estímulos luminosos; porém, muitas crianças com alterações no córtex visual mostram alguma visão residual. Assim, pode ser preferível a denominação "Deficiência Visual Cortical" (DVC).

A causa mais comum da Deficiência Visual Cortical é a hipoxia (falta de oxigênio) peri e pós-natal, mas também pode ocorrer por trauma cranioencefálico, epilepsia, infeção, sequela de meningite, hidrocefalia, alterações metabólicas, drogas, envenenamentos e doenças neurológicas.

O mesmo evento que causa a lesão das vias visuais geniculadas e/ou extrageniculadas também pode lesar outras áreas do cérebro ou da retina, nervo óptico ou quiasma. Assim estas crianças frequentemente apresentam outros problemas neurológicos associados.

 

Após a pesquisa decidi colocar este artigo que encontrei cuja fonte é o Conselho Nacional de Oftalmologia.

 Na minha opinião a abordagem do tema: Cérebro foi bastante benéfico, de modo que expandimos os nossos conhecimentos sobre o órgão responsável por todos os nossos sentidos e que nos torna diferentes de todos os outros seres vivos devido á capacidade de raciocínio.