2º Periodo

Lição nº 53 e 54

04/01/2013
 
Ficha de avaliação de conhecimentos – A Cultura e as relações interpessoais.

Lição nº 55 e 56

08/01/2013
 
Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de ótica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 8 sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Uma sugestão para reflexão em torno do tema da perceção.

Lição nº 57 e 58

11/1/2013
 
Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo 8 sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Uma sugestão para reflexão em torno do tema da perceção.

Lição nº 59 e 60

15/01/2013
 
Sumário: A aprendizagem, conceito e modelos teóricos, tipos de aprendizagem. Mapa conceptual dos temas da aprendizagem e memória. Realização de FTG 9 sobre a aprendizagem. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lição nº 61 e 62

18/01/2013
 
A memória. Conceito e tipos de memória. Os factores do esquecimento. O esquecimento é uma doença da memória? FTG 10 sobre a memória. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lição nº 63 e 64

22/01/2013
 
Observação do filme Memento (Parte I). Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.

Lição nº 65 e 66

 

25/01/2013
 
Conclusão da observação do filme Memento (Parte II). Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.

Lição nº 67 e 68

 

29/01/2013
 
Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana. Avaliação de trabalhos dos alunos – reflexões individuais dos portefólios e fichas de trabalho de grupo. Apoio e esclarecimento de dúvidas.

Lição nº 69 e 70

 

01/02/2013
 
A emoção. Situações que desencadeiam reações emocionais. Afetos, emoções e sentimentos. Emoções primárias e secundárias. Alterações fisiológicas relacionadas com as emoções. Que relação existe entre emoção e expressão facial? Há universalidade nas emoções? Qual o papel da cultura na expressão das emoções? As investigações de Charles Darwin e de Paul Ekman. Acompanhamento do trabalho dos alunos sobre estas matérias.

Lição nº 71 e 72

 

05/02/2013
A inteligência emocional - conceito. Teste de avaliação do Q.E. com autocorreção. Observação do episódio piloto da série televisiva Lie to Me. Realização de ficha de trabalho de grupo para a sua interpretação no âmbito das emoções e da linguagem corporal.

Lição nº 73 e 74

 

08/02/2013
 
Realização de ficha de trabalho de grupo sobre as emoções e a observação do episódio piloto da série Lie to Me - interpretação no âmbito das emoções e da linguagem corporal. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lição nº 75 e 76

 

15/02/2013
 
Realização de ficha de avaliação de conhecimentos sobre os temas da perceção, aprendizagem e memória. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lição nº 77 e 78

 

19/02/2013
 
Os processos conativos - realização de ficha de trabalho de grupo sobre este tema.

Lição nº 79 e 80

 

22/02/2013
 
Os processos conativos - realização de ficha de trabalho de grupo sobre este tema. Avaliação de reflexões individuais dos alunos – portefólios individuais.

 

Lição nº 81 e 82

 

26/02/2013
 
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos alunos – portefólios: comentário e avaliação com preenchimento dos registos descritivos individuais (comunicação por e-mail). A Mente: inteligência,imaginação e criatividade. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática.

 

Lição nº 83 e 84

 

01//03/2013
 
Sessão de esclarecimento sobre condições e pré-requisitos de acesso ao ensino superior para 2013/2014 – dinamização da Psicóloga Escolar Carla Gonçalves (SPO).

 

Lição nº 85 e 86

 

05/03/2013
 
Conclusão de trabalhos sobre os processos conativos e a mente, inteligência, imaginação e criatividade. Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.

 

Lição nº 87 e 88

 

08/03/2013
 
Conclusão de trabalhos sobre os processos conativos (motivacionais) e a mente, inteligência,imaginação e criatividade. Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.
 

 

Lição nº 89 e 90

 

12/03/2013
 
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.

 

Lição nº 91 e 92

 

15/03/2013
 
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria. Auto e hetero-avaliação.