1º Periodo

 

Lição nº 1 e 2 

14/09/12

Sumário: Apresentação.Critérios de avaliação da disciplina.O trabalho de portefólio e as suas características - exemplificação. Breve exposição sobre os conteúdos programáticos da disciplina.Criação de Grupo de contacto.

 

Lição nº 3 e 4

18/09/2012

Sumário: O que é a Psicologia? Unidade 1: Antes de mim: a genética e a sua relação com o comportamento humano. Realização de ficha de trabalho de grupo sobre esta temática com consulta de fontes diversificadas de informação.
 

Lição nº 5 e 6 

20/09/2012

Sumário: Observação do documentário A Jornada do Homem, da National Geographic. Como é possível reconstituir o comportamento humano no seu esforço de adaptação ao meio ambiente através da genética? A migração da espécie humana pelo mundo – guião de trabalho em grupo para a interpretação do documentário. A genética prova que o racismo não tem validade científica.
 

Lição nº 7 e 8

25/09/2012

Sumário: Conclusão da observação do documentário A Jornada do Homem, da National Geographic. Elaboração em grupo das respostas ao guião de interpretação deste documentário. Entrega e correção da FTG 1 – Genética.
 

Lição nº 9 e 10

28/09/2012

Sumário: Conclusão do guião de interpretação dodocumentário A Jornada do Homem. Um mistério da evolução da espécie humana: aextinção do homem de Neandertal. Ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da Genética.
 

Lição nº 11 e 12

02/10/2012

Sumário: O neurónio. FTG2 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários e sítios na internet. Entrega, revisão, avaliação de trabalhos e de reflexões individuais dos alunos – portefólios.
 

Lição nº 13 e 14

09/10/2012

Sumário: O Cérebro. Estruturas, funções e lesões. FTG4 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios.
 

Lição nº 15 e 16

12/10/2012

Sumário: O Cérebro. Conclusão da FTG 3. Lesões, função de suplência e unidade funcional. FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.

 

Lição nº17 e 18

16/10/2012

Sumário: O Cérebro. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

 

Lição nº 19 e 20

19/10/2012

Sumário: Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros- fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos

 

Lição nº 21 e 22

23/10/2012

Sumário: Realização em grupo das respostas alusivas ao documentário «Segredos da Mente», da PBS. Esclarecimento de dúvidas e avaliação de trabalhos.
 

Lição nº 23 e 24

26/10/2012

Sumário: Observação do documentário «O Poder do Cérebro», da BBC. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário.
 

Lição nº 25 e 26 

30/10/2012

Sumário: Resolução das questões alusivas ao guião de observação do documentário «O Poder do Cérebro». Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Marcação de datas para avaliação de portefólios dos alunos.

 

Lição nº 27 e 28

02/11/2012

Sumário: Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema do cérebro. Avaliação de trabalhos dos alunos e de portefólios.

 

Lição nº 29 e 30 

6/11/2012

Sumário: Entrega e correção das fichas de verificação de conhecimentos sobre o tema do cérebro. Tema 3 – A Cultura. Como a cultura influencia e molda o comportamento humano: das «crianças selvagens» à compreensão da diversidade humana. FTG 6 sobre este tema.

 

Lição nº 31 e 32

9/11/2012

Sumário: Conclusão da FTG 6 - Tema 3 – A Cultura. Como a cultura influencia e molda o comportamento humano: das «crianças selvagens» à compreensão da diversidade humana. Avaliação e correção de trabalhos dos alunos.
 

Lição nº 33 e 34

12/11/2012

 
Sumário: Observação do filme de François Truffaut, «O Menino Selvagem». Recolha de informação e elaboração de respostas em grupo para as questões do guião de observação deste filme.
 
 

Lição nº 35 e 36 

16/11/2012

Sumário: Conclusão da observação do filme de François Truffaut, «O Menino Selvagem». Recolha de informação e elaboração de respostas em grupo para as questões do guião de observação deste filme.
 
 

Lição nº 37 e 38

 

20/11/2012
A cultura e a sua influência nas relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social às noções de conformismo, estereótipo e preconceito. Realização de FTG 7 sobre esta temática. Avaliação de reflexões individuais para os portefólios de aprendizagem.
 

Lição nº 39 e 40

23/11/2012

Conclusão da FTG 7 sobre as relações interpessoais e intergrupais. Esclarecimento de dúvidas dos alunos. Avaliação de reflexões individuais para os portefólios de aprendizagem.
 

Lição nº 41 e 42

 

27/11/2012
Observação do filme indiano «Água – As Margens do Rio Sagrado», de Deepa Mehta. Relação do drama com os conceitos da psicologia social e a influência dos padrões de cultura no sistema social de castas: o caso particular das viúvas, o conformismo, estereótipo e preconceito. Realização de guião deste filme.
 

 

Lição nº 43 e 44

 

30/11/2012
Conclusão da observação do filme indiano «Água – As Margens do Rio Sagrado», de Deepa Mehta. Questões do guião de observação deste filme – apoio e esclarecimento de dúvidas.
 

 

Lição nº 45 e 46

 

4/12/2012
Questões do guião de observação do filme indiano «Água – As Margens do Rio Sagrado», de Deepa Mehta: conformismo, obediência, cultura, socialização, preconceito e estereótipo. Apoio e esclarecimento de dúvidas. Avaliação de trabalhos e reflexões dos alunos para os seus portefólios.
 

 

Lição nº 47 e 48

 

7/12/2012
Avaliação de trabalhos e reflexões dos alunos para os seus portefólios. Distribuição de ficha de auto-avaliação dos portefólios para preenchimento por e-mail.