Após a abordagem do tema "Genética" realizei a seguinte reflexão:

 

Com este estudo que realizei sobre a genética aprofundei os meus conhecimentos sobre este tema, pois era algo de que já possui-a algum conhecimento devido às aulas de biologia do ano passado. Houve um aspeto em especial que me chamou a atenção após ter visto o filme “ A Jornada do Homem”, se todos descendemos de uma família que decidiu abandonar Africa em busca de outras terras então porque é que somos todos tão diferentes uns dos outros? Esta é uma pergunta á qual gostaria de obter resposta desde que vi o filme, e então decidi fazer uma pesquisa de modo a perceber como é que o meio ambiente pode influenciar as características do ser humano. Recolhendo a seguinte informação:

Um ser humano é o resultado da interação entre a hereditariedade e o ambiente. Há caracteres que dependem unicamente do património genético como a cor do cabelo, a altura, o grupo sanguíneo ou a forma dos olhos no entanto, há outros que se moldam consoante a ação do meio, podendo ser mais ou menos estimulados ou inibidos. Não se pode afirmar que um elemento é mais importante que o outro, mas não se pode negar que interagem continuamente ao longo do desenvolvimento do indivíduo, até porque só assim seríamos seres únicos e originais, mesmo com um irmão gémeo.

Os genes podem controlar o desenvolvimento, mas estão sempre sujeitos a fatores que os podem modificar por mutação ou variação genética. Podemos referir dois meios diferentes com influência no ser humano: o meio pré-natal e o meio pós natal. O meio pré-natal influencia o individuo na medida em que as ações da mãe prejudicam ou beneficiam o feto: ingestão de substâncias tóxicas (medicamentos, álcool, drogas), contacto com radiação de alta frequência (raio X, raios gama), depressões, doenças. O meio pós-natal tem um papel muito importante no processo de crescimento do indivíduo enquanto ser de uma sociedade. É muito importante para a maturação do sistema nervoso. Assim, má alimentação, falta de higiene ou de rotina saudável, mau ambiente familiar contribuem bastante para um mau desenvolvimento sensorial e motor da criança. Deste modo, a dualidade hereditariedade-meio está bem equilibrada, uma vez que ambos se influenciam mutuamente para determinarem o desenvolvimento do indivíduo.

 

 

 

Após esta pesquisa pude comprovar que os fatores do meio ambiente provocam alterações no ser humanos, mas também os comportamentos dos seus progenitores podem influenciar as características do ser humano, assim por exemplo doenças existentes numa parte do globo interferiram nas características de um grupo que lá se instalou, alterando as suas características físicas.