Estabilidade e Mudanças nos Circuitos Sinápticos

 

 

A morte de neurónios e a eliminação de muitas sinapses é uma das formas de selecção da rede neuronais. É um processo de selecção em que se anulam as conexões que não são necessárias e se retêm as eficazes.
 
O processo de selecção das redes neuronais está relacionado com o potencial genético característico da espécie que possibilita o desenvolvimento cerebral num dado sentido. Para além do factor aleatório na formação das redes neuronais, estas dependem de factores epigenéticos que decorrem da relação com o meio e que reflectem a história de cada indivíduo.
 
 
 
Epigénese é um processo de moldagem ao longo do tempo, que tem inicio depois do nascimento, no qual todas as experiências do sujeito cristalizam-se sob a forma de ligações sinápticas entre neurónios, isto é, os neurónios modificam-se quanto à forma e dimensão em resposta à estimulação ambiental.
 
 
 
Como exemplo de epigénese temos os violinistas, que têm a zona do hemisfério esquerdo (que controla a mão direita) que comanda os dedos, mais desenvolvida que as outras pessoas. isto não altera a configuração global do cérebro, se um indivíduo exerce mais especificamente certas actividades, então determinadas zonas do cérebro responsáveis pela realização dessas actividades passam a ter uma importância maior.